quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Histórico da Escola

A EEEFM Pastor Antonio Nunes de Carvalho foi criada pela Portaria 2270 de 10 de setembro de 1986.
Desmembrou-se da Escola de 1º Grau “Gustavo Ambrust” em 1986. Recebeu esse nome em homenagem ao Pastor Antonio Nunes de Carvalho.
Antonio Nunes de Carvalho nasceu em 1896, em Bonsucesso, Estado de Minas Gerais. Filho de Justino Antonio de Carvalho e Dona Ana Avelar de Carvalho.
Fez seus estudos primários em Bonsucesso e o Curso Secundário no Instituto Gammon de Lavras-MG como estudante pobre que era, teve que trabalhar para se manter nos estudos. “Foi com dificuldade que rompi, pela providência de Deus”, disse ele em anotações que deixou sobre a vida.
Fez o curso Teológico do Seminário Presbiteriano de Campinas, tendo sido ordenado em 1929 em Itajubá-MG, pelo Presbitério Sul de Minas. Casou-se com a professora Donolina Caldeira Alves de Carvalho, moça de fino trato e esmerada educação, que logo se identificou com a vocação do esposo e foi lhe dedicada companheira e colaboradora durante toda a sua vida ministerial.
Chegou ao estado do Espírito Santo em janeiro de 1939, assumindo o pastorado das igrejas presbiterianas de Cachoeiro  de Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Capim Angola e Apiacá, então subordinadas ao Presbitério de Vitória. Em 1941, foi transferido para o campo missionário de Santa Tereza, que compreende as localidades de Afonso Claudio, Itaguaçú e Itarana.
Na cidade de Santa Tereza o casal missionário mantinha, em casa, uma escola particular, de ensino primário, dirigida pela professora Donolina.
Em março de 1949, transfere-se de mudança para a Igreja Presbiteriana de Alto Rio Novo, do presbitério de Resplendor- MG.
O “Instituto Rural” de Alto Rio Novo e o Ginásio “Instituto Rural” prestaram relevantes serviços à comunidade local, criando oportunidades para jovens que não tinham condições de sair para estudar. Dentro das limitações, o nível de ensino ministrado pela escola era bom.
A Instituição gozava prestígio junto à comunidade de Alto Rio Novo e regiões vizinhas. Muitos jovens, que estudaram e concluíram seu curso no “Instituto Rural” conseguiram chegar à Universidade, e hoje se encontram prestando serviço à nação em diversos setores da vida social.
O Ginásio “Instituto Rural” foi a primeira Escola em Alto Rio Novo. Era fruto do espírito altruístico e cristão do casal, que muito se preocuparam com os problemas desta comunidade.
O Profº Antônio Nunes de Carvalho assumiu a direção da Escola junto à sua esposa, ambos exercendo dupla função profissional.
A escola foi fundada para atender as séries finais do Ensino Fundamental com o objetivo de assegurar a clientela advinda da zona rural.
Ele veio a falecer em 1972 acometido de um câncer facial, em Goiânia onde residia.
Hoje a escola funciona em 03 turnos atendendo 454 alunos da zona rural que dependem do transporte escolar e 407 da zona urbana.
 A escola possui um quadro de profissionais que busca uma educação de qualidade atendendo um grupo cada vez maior de alunos mantendo assim os objetivos da escola e da comunidade desde a sua fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário