quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Metodologias de Ensino adotada pela Instituição

A metodologia de ensino procura apresentar roteiros para diferentes situações didáticas, conforme a tendência/corrente pedagógica adotada pela instituição, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e/ou apresente suas pesquisas e demais atividades pedagógicas. A EEEFM “Pr. Antônio Nunes de Carvalho” desenvolve metodologias de ensino diferenciadas, procurando adequar o ensino á modalidade ofertada para oferecer melhor qualidade. Identifica-se com o proposto por VASCONCELLOS (1999, p. 147) que considera como referência a concepção dialética de conhecimento, destacando a problematização como elemento nuclear na metodologia de trabalho em sala de aula. Se forem adequadamente captadas, as perguntas deverão provocar e direcionar de forma significativa e participativa, o processo de construção do conhecimento por parte do aluno, sendo também um elemento mobilizador para esta construção. Percebe também que a metodologia deve ser cuidadosamente definida tendo como ponto de partida o aluno e seu contexto, como propõe VILARINHO (1985, p. 52) que apresenta três modalidades básicas sobre os métodos de ensino:

- Métodos de ensino individualizado: a ênfase está na necessidade de se atender às diferenças individuais, como por exemplo: ritmo de trabalho, interesses, necessidades, aptidões, etc., predominando o estudo e a pesquisa, o contato entre os alunos é acidental.

- Métodos de ensino socializado: o objetivo principal é o trabalho de grupo, com vistas à interação social e mental proveniente dessa modalidade de tarefa. A preocupação máxima é a integração do educando ao meio social e a troca de experiências significativas em níveis cognitivos e afetivos.
 
 - Métodos de ensino sócio-individualizado: procura equilibrar a ação grupal e o esforço individual, no sentido de promover a adaptação do ensino ao educando e o ajustamento deste aos meios.

 Sendo assim, a metodologia de ensino desenvolvida na EEEFM “PR Antônio Nunes de Carvalho” leva em consideração o aluno e seu contexto e primando também pela adequação à modalidade em que o educando está inserido. As séries finais do Ensino Fundamental desenvolvem metodologias diferenciadas que instigam ao pensamento e o raciocínio lógico e crítico, como, estudos dirigidos, painéis, discussões dirigidas, simulados, seqüências didáticas, palestras, dramatizações e projetos que se originam a partir das dificuldades de aprendizagem e convivência e ainda propostos pelo novo CBC.


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